SPUNET

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Módulo Acessos

Usuário

Solicitar Primeiro Acesso - Solicitação de Ativação de Novo Usuário

O sistema Acessos, que contempla usuários da SPU e de órgãos externos, foi projetado para controlar todo o fluxo de vida do usuário desde o seu cadastro até a sua desativação. Por isso, antes de realizar a solicitação dos perfis relacionados às funcionalidades dos módulos do SPUNet, é necessário que o usuário realize a Solicitação de Ativação de Usuário no sistema de Acessos, que permitirá o seu primeiro acesso ao sistema.

Uma vez realizado, o pedido é disponibilizado para análise dos Gestores do Sistema/Administradores por Unidade.

ALERTA 1: Pedidos de Ativação de Usuário não analisados em 30 dias são automaticamente rejeitados, devendo o usuário cadastrar nova solicitação.

ALERTA 2: Para órgãos externos: Cada Módulo da Plataforma SPUnet (e dos sistemas diversos) possui diferentes perfis relacionados às suas funcionalidades. Caso você deseje realizar o pedido de perfis junto à Solicitação de Ativação de Usuário (primeiro acesso), certifique-se de que a sua Unidade possui servidor com o perfil de Administrador de Módulo por Unidade para aprovação dos pedidos de perfis. Caso sua Unidade ainda não possua Administrador de Módulo por Unidade, verifique junto à sua Unidade as providências para atribuição deste perfil.

ALERTA 3: A autoridade responsável pelo controle de permissões de acesso ao SPUNET no âmbito de sua Unidade/Órgão, deverá solicitar seu perfil de "Administrador de Módulo por Unidade " no sistema https://acessosmp.economia.gov.br conforme orientações a seguir, podendo fazê-lo já no primeiro acesso.

ALERTA 4: Enquanto o responsável pelo órgão/entidade com perfil de “Administrador de Módulo por Unidade” não aprovar os pedidos de permissão dos usuários de sua unidade gestora, estes não terão os acessos ativados.

ALERTA 5: Os Superintendentes e respectivos Substitutos do Patrimônio da União nos Estados são os responsáveis por analisar e aprovar solicitações de acesso de membros de suas equipes e de perfis de “Administrador de Módulo por Unidade” dos órgãos/entidades no âmbito do seu Estado.

As próximas etapas dessa página detalharão o procedimento de pedido de Ativação de Usuário.

Abra o navegador de internet e acesse o endereço eletrônico https://acessosmp.economia.gov.br/.

Na aba "POR ONDE COMEÇAR", clique no botão em destaque Solicitar Cadastro e Primeiro Acesso.

(Etapa 1 de 17)

Alternativamente, o primeiro acesso poderá ser solicitado através do menu principal, clicando em Páginas Públicas, e em seguida, Solicitar Ativação Usuário. 

(Etapa 2 de 17)

Preencha de forma completa o formulário de solicitação de acesso e marque o campo de verificação "Não sou um robô".

Em seguida, clique em Enviar.

(Etapa 3 de 17)

O sistema exibirá a mensagem Solicitação criada com sucesso. Realizada a solicitação, uma mensagem de confirmação de cadastro é enviada para o e-mail informado no cadastro. 

(Etapa 4 de 17)

Verifique sua caixa de e-mail: caso já tenha se cadastrado mas não recebeu a mensagem de confirmação, clique no link em destaque para reenvio do e-mail.

Dica: Se a mensagem não chegar na caixa de entrada do seu e-mail, verifique a caixa de Spam.

(Etapa 5 de 17)

Acesse a mensagem recebida no e-mail informado e clique no link recebido.

(Etapa 6 de 17)

Ao clicar no link recebido por e-mail, você será redirecionado ao formulário Finalização do Cadastro.

Preencha todos os campos do formulário.

Na área em destaque, informe os dados de identificação do usuário.

(Etapa 7 de 17)

Preencha os campos da seção Selecione abaixo os acessos desejados.

É necessário solicitar ao menos um perfil.

(Etapa 8 de 17)

-Em Sistema, selecione a opção "Sistema Unificado";

(Etapa 9 de 17)

Em Módulo, selecione a opção necessária de acordo com o Módulo que irá operar (por exemplo: Incorporação).

(Etapa 10 de 17)

-Em Unidade, informe o nome de sua Unidade Gestora (por exemplo: Superintendência do Patrimônio da União em Sergipe);

(Etapa 11 de 17)

-Em Perfil, selecione o(s) perfil(s) desejados de acordo com as funcionalidades a serem utilizadas nos respectivos Módulos;

(Etapa 12 de 17)

-Em Justificativa, registre a fundamentação do pedido;

(Etapa 13 de 17)

-Selecione a opção O acesso nunca expira ou selecione Data de Expiração do perfil.

(Etapa 14 de 17)

A seguir, clique em Associar. Repita estes passos para quantos perfis sejam necessários.

(Etapa 15 de 17)

Após associar todos os perfis desejados, clique em Enviar.

(Etapa 16 de 17)

Aguarde a aprovação da Solicitação pelos Gestores do Sistema. Em caso de sucesso, você receberá as informações de acesso no e-mail cadastrado.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 17 de 17)
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