SPUNET

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Módulo Acessos

Administração

(FUNCIONALIDADE EM CONSTRUÇÃO) Avaliar Pedidos de Ativação de Nova Organização e Responsáveis

As orientações disponibilizadas a seguir poderão ser aplicadas em breve.

Alguns módulos do SPUNet são acessados por usuários que pertencem a outras organizações ou entidades portanto o sistema acessos foi projetado para atribuir os perfis de “Administrador de unidade”, “Responsável Legal Órgão Superior ou Entidade” e “Responsável por Assinar e Representar o Órgão Superior ou Entidade”.

Neste manual iremos explicar como um administrador pode analisar os pedidos de ativação de órgão encaminhados via sistema.

ALERTA 1: Essa funcionalidade só está disponível para usuários com o perfil “Avaliador de Pedidos de Ativação de Órgão Superior ou Entidade”.

As etapas dessa página detalharão o procedimento para análise.

Para consultar os pedidos de ativação de unidade ou entidade clique no Menu Principal -> Acessos -> Consultar Solicitação Ativação Órgão

(Etapa 1 de 16)

Você poderá utilizar os campos de Filtro em destaque para procurar determinada solicitação, porém recomenda-se que utilize apenas o filtro Situação, selecione Pendente e clique no botão Consultar. Este filtro irá mostrar todos os pedidos pendentes de análise nos últimos 30 dias.

(Etapa 2 de 16)

Na listagem em destaque serão apresentados todos os pedidos na situação Pendente de análise. Clique no ícone em formato de Lápis para tratar determinado pedido.

(Etapa 3 de 16)

As informações do pedido serão apresentadas e então você deverá avaliá-las.

Esta página tem várias sessões então vamos explicar cada uma delas ao longo deste manual: inicie clicando no botão Visualizar Formulário de Autorização para analisar a documentação encaminhada.

(Etapa 4 de 16)

DICA: Observe se o formulário enviado foi ou não assinado digitalmente. Caso seja assinado digitalmente, não deixe de validar a assinatura digital antes de continuar a análise. Caso tenha sido assinado manualmente, você deve comparar a assinatura manual com a assinatura do documento disponível mais à frente no formulário.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 5 de 16)

Na área Responsável Legal da Unidade Executora Requisitante utilize os botões Visualizar Documento Comprobatório do Responsável Legal e Visualizar Cópia de RG e CPF do Representante Legal para fazer o download dos documentos enviados.

(Etapa 6 de 16)

IMPORTANTE: Avalie a qualidade dos documentos enviados e caso tenha alguma suspeita recuse o pedido de ativação.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 7 de 16)

No botão Visualizar Documento Comprobatório do Responsável Legal você poderá baixar o comprovante que associa o responsável legal ao órgão ou entidade. Via de regra este comprovante deve ser alguma portaria publicada no DOU ou em caso de entidade o contrato social assinado pela junta da comarca onde está localizado a unidade. Vale também consultar o CNPJ para verificar se o responsável legal aparece com esta atribuição no cadastro da Receita Federal.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 8 de 16)

O usuário informado na área Responsável Legal da Unidade Executora Requerente irá receber os perfis de Responsável Legal Órgão Superior ou Entidade e Responsável por Assinar e Representar o Órgão Superior ou Entidade caso o pedido de ativação seja aprovado pela SPU.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 9 de 16)

Na área Usuários Administradores serão listados os usuários que irão ficar responsáveis pela atividade de aprovar pedidos de outros usuários daquela unidade no sistema.

(Etapa 10 de 16)

IMPORTANTE: Os usuários informados na área de Usuários administradores irão receber o perfil de Administrador de unidade e serão responsáveis por analisar pedidos de perfil realizados por outros usuários da unidade para a qual foi solicitada a ativação.

O usuário marcado com Permissão especial irá receber o perfil de Responsável por Assinar e Representar o Órgão Superior ou Entidade caso o pedido de ativação seja aprovado pela SPU.

Se possível, tente conversar com o Responsável Legal da Unidade para confirmar a lista de Administradores indicado, principalmente se o usuário Solicitante não for o mesmo que o Responsável Legal (ver esta informação no formulário).

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 11 de 16)

Na listagem será possível visualizar o Sistema e Módulo cadastrado pelo Solicitante durante a realização do pedido. Você poderá alterar esta seleção utilizando o botão Associar para adicionar e o ícone Lixeira para excluir.

(Etapa 12 de 16)

Após revisar todas as informações do pedido você deverá, no campo Decisão informar se esta de acordo ou recusa a solicitação do usuário. Se estiver de acordo, basta selecionar esta opção e clicar no botão Responder para atribuir os perfis e ativar a unidade.

(Etapa 13 de 16)

ALERTA: Um novo pedido de ativação de órgão ou entidade externo, quando aprovado pela SPU, revoga automaticamente os usuários com os perfis Administrador de unidade, Responsável Legal Órgão Superior ou Entidade e Responsável por Assinar e Representar o Órgão Superior ou Entidade anteriormente atribuídos.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 14 de 16)

Caso tenha selecionado a opção Recusar no combo Decisão você terá que informar uma Justificativa no campo Manifestação do Gestor. Informe claramente o porque da recusa pois esta mensagem será enviada para o solicitado por e-mail.

(Etapa 15 de 16)

Concluída a análise, a decisão do avaliador, independente de qual seja, será armazenada no sistema de acessos para fins de auditoria. Cabe destacar que o usuário responsável pela aprovação de determinado perfil é responsável indireto pelas ações realizadas pelo usuário aprovado, sendo também sua obrigação monitorar os usuários habilitados a fim de desativar aqueles que eventualmente não precisarem mais de determinado perfil.

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 16 de 16)
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