R.: O SPUnet - Plataforma de Gestão Integrada dos Imóveis Públicos Federais é o ativo tecnológico estruturado em módulos que agrupam funcionalidades de gestão dos bens imóveis da União, dentre os quais se destacam: incorporação de áreas e imóveis (cadastro físico-cartorial); geoinformação; atendimento ao público; destinação; avaliação e contabilização; receitas patrimoniais; fiscalização e controle.
Essa plataforma unificará em um banco de dados geoespaciais as duas principais bases cadastrais dos imóveis públicos pertencentes ou utilizados pela União, autarquias e fundações públicas federais, integrando frequentemente novas bases de dados externas como de inventariança da extinta RFFSA, por exemplo.
R.: O SPUnet se fundamenta em especial, nos termos dos seguintes normativos:
• Portaria SPU/ME nº 10.571, de 12/12/2022: instituiu a Plataforma Unificada de Gestão Imobiliária da União (SPUnet).
• Instrução Normativa nº 22, de 22/2/2017: estabelece procedimentos técnicos e administrativos à aquisição, a incorporação e a regularização patrimonial de bens imóveis em nome da União.
• Lei nº 9.636, de 15/05/1998: atribui à SPU a responsabilidade de realizar o cadastramento dos bens imóveis da União e, em seu art. 3º-A, de organizar e manter sistema unificado de informações desses bens.
• Decreto nº 99.672, de 6/11/1990: dispõe sobre o Cadastro Nacional de Bens Imóveis de propriedade da União e dá outras providências.
R.: O cadastro dos bens imóveis da União disponibilizados pela SPU à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) possibilita a consolidação das contas nacionais e elaboração do BGU - Balanço Geral da União.
Além disso, visa dotar de maior segurança jurídica, transparência, simplicidade e celeridade os atos e procedimentos de gestão patrimonial, possibilitar o controle eficiente e eficaz dos imóveis e a efetividade dos respectivos direitos adquiridos e contribuir para a racionalização dos gastos públicos relacionados a uso de imóveis.
R.: Podem acessar o SPUnet a própria SPU, órgãos públicos federais, autarquias e fundações públicas para realizar novos registros de imóveis incorporados à União, atualizações cadastrais e de avaliações e consultas de imóveis cadastrados sob sua responsabilidade.
R.: O SPUnet contempla os seguintes módulos:
CADASTRO / INCORPORAÇÃO
Destina-se ao cadastro físico-cartorial dos imóveis pertencentes ou utilizados pela União, autarquias e fundações públicas federais, contemplando um conjunto de atributos literais e espaciais relacionados à localização e à caracterização física e jurídico-legal desses bens e dos direitos a eles associados. O objetivo é complementar e atualizar os dados geoespaciais disponíveis para garantir a real localização dos imóveis.
GEOINFORMAÇÃO
É uma ferramenta específica do novo sistema voltado à gestão da cartografia utilizada ou armazenada pela SPU. Contém recursos para catalogação de geometadados padronizados de acordo com o Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB), e para lançamento e manutenção do acervo cartográfico convertido, fornecendo serviços e disponibilizando dados geoespaciais aos demais módulos do sistema. Uma das funcionalidades deste módulo é a catalogação das áreas de demarcação da União do tipo Originalmente da União, vinculando-as aos imóveis cadastrados. Possui os serviços de:
•Gerenciamento da produção cartográfica (GPC) Situação: Concluído/ Em fase de implantação janeiro/2023.
•Portal da IDE/SPU (Geonode) Situação: Concluído/ Em fase de implantação janeiro/2023.
•Cadastro de demarcações da SPU Situação: Concluído/ Migração em dezembro/2022.
AVALIAÇÃO
Abriga todas as funcionalidades necessárias ao lançamento e gerenciamento do valor dos imóveis públicos federais para fins de contabilização no Balanço Geral da União (BGU). Essas informações subsidiarão a cobrança pelo uso ou exploração econômica desses bens.
DESTINAÇÃO
Traz as funcionalidades para o cadastramento e manutenção de atos relacionados à destinação e uso dos imóveis públicos federais, incluindo todos os instrumentos previstos na legislação. Inclui, ainda, o cadastro dos responsáveis pela utilização dos respectivos bens.
RECEITAS
Inclui todas as funcionalidades e transações necessárias à gestão dos processos de arrecadação e cobrança de receitas patrimoniais, a exemplo de recálculo e parcelamento de débitos, geração de DARF, gerenciamento de isenções e suspensões de cobrança.
SERVIÇOS / REQUERIMENTOS
Traz um conjunto de funcionalidades voltadas à triagem e distribuição dos requerimentos feitos no Portal de Atendimento Patrimônio de Todos, além recurso de geração e configuração de formulários eletrônicos. Este módulo está integrado ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e abre automaticamente o processo com os respectivos requerimentos e documentações anexadas pelo cidadão.
ATENDIMENTO
Integrado ao Módulo de Serviços do SPUnet, o Portal de Atendimento Patrimônio de Todos centraliza os serviços disponíveis na internet e é a porta de entrada e de tratamento dos requerimentos e outros serviços prestados pelo órgão. Além de efetuar requerimentos diversos, emitir um DARF ou obter uma certidão, é possível acompanhar o andamento dos requerimentos e incluir documentos solicitados nas fases de triagem ou de análise técnica.
FISCALIZAÇÃO
Esse módulo terá funcionalidades voltadas para o registro e processamento das atividades de fiscalização do uso e ocupação dos imóveis da União realizados pela SPU, entre eles: cadastro de demandas de fiscalização; elaboração e aprovação de laudos de vistoria; emissão de notificações e autos de infração e cadastro de ocupantes informais.
GERENCIAL
Inclui ferramentas para geração de informação a partir dos dados literais e geoespaciais dos demais módulos do sistema, permitindo a geração de relatórios individualizados ou previamente formatados com visões operacional, tática e gerencial da gestão dos imóveis.
CONTABILIDADE
Conterá dados e funcionalidades necessários à contabilização dos imóveis públicos federais e será integrado ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).
AUTENTICAÇÃO
Voltado ao controle das permissões de acesso aos diversos módulos e funcionalidades SPUnet. Inclui a automatização do processo de liberação, suspensão e cancelamento das permissões pelos respectivos gestores das unidades organizacionais usuárias do sistema.
R.: O acesso ao SPUnet depende de 2 requisitos principais:
• CADASTRO NO LOGIN ÚNICO DO GOVERNO FEDERAL (GOV.BR): Caso não seja cadastrado no GOV.BR, acesse a seção de perguntas frequentes da página do GOV.BR e siga as orientações disponíveis em “Como criar minha conta gov.br?”
• PERFIS DE ACESSO CONCEDIDOS VIA SISTEMA ACESSOSMP: Nesse caso o agente público deverá solicitar os perfis necessários por meio do sistema https://acessosmp.economia.gov.br e aguardar análise e aprovação por parte do responsável pela Unidade Gestora.
Acesse na página da SPU informações e orientações de acesso ao SPUnet.
R.: UG - Unidade Gestora é o termo adotado no sistema que designa um Órgão ou Entidade da Administração Pública Federal Direta ou Indireta com competência de receber e de administrar imóveis da União.
R.: A arquitetura do SPUnet utiliza o conceito de PERFIS DE ACESSO. Essa lógica de perfis de acesso permite desenvolver a plataforma de modo mais organizado e promove mais versatilidade, segurança e simplicidade no uso das funcionalidades.
Cada perfil tem permissão à determinada funcionalidade no SPUnet.
Os principais perfis da Plataforma SPUnet, que podem ser atribuídos pelo chefe da Unidade Gestora cadastrado no sistema https://acessosmp.economia.gov.br com perfil de ADMINISTRADOR DE MÓDULO POR UNIDADE aos usuários de seu Órgão conforme atribuições e competências são:
MÓDULO |
PERFIL |
DESCRIÇÃO |
Avaliação |
Apoio |
Usuário não habilitado mas que inclui dados de avaliação |
AVALIACAO.ADMIN |
Administrador |
|
Chefia |
Responsável por aprovar as avaliações |
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Superintendente/Homologador |
Responsável por homologação de laudos |
|
Técnico de Avaliação |
Responsável técnico por cadastrar a avaliação |
|
Destinação |
DESTINACAO.ADMIN |
Administrador |
DESTINACAO.CHEFIA |
Chefia |
|
DESTINACAO.SECRETARIO |
Secretario |
|
DESTINACAO.SUPERINTENDENTE |
Superintendente |
|
DESTINACAO.TECNICO |
Técnico |
|
Incorporação |
Cadastrador de Imóveis |
Permite ao usuário cadastrar imóveis exceto imóveis originalmente da União |
Cadastrador de Imóveis SCGPU |
Perfil que cadastra imóveis da União |
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CADASTRO_IMOVEIS.ADMIN |
Administrador do Cadastro de Imóveis |
|
Cancelar Imóvel |
Perfil que permite ao usuário cancelar imóveis |
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Consultar Imóveis |
Perfil que permite ao usuário consultar imóveis |
|
Homologador de Imóveis |
Perfil que permite ao usuário homologar imóveis |
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Geoidentificação |
Administrador Geoidentificação |
Administrador Geoidentificação |
Visitante Geoidentificação |
Visitante Geoidentificação |
|
Gestão de Contratos de Cessão |
Administrador UC |
Administrador da Unidade Central |
Gestor Regional - Nível 1 |
Gestor regional que pode incluir contratos, mas não pode alterá-los ou excluí-los |
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Módulo Acervo |
Consulta Acervo |
Perfil de Consulta do Módulo Acervo |
Serviços |
Triagem - Requerimento para Regularização de Imóvel da ex-RFFSA |
Triagem - Requerimento para Regularização de Imóvel da ex-RFFSA |
Triagem - Transferência de Titularidade |
Triagem para serviço de transferência de titularidade |
|
Triagem - Utilização / Regularização |
Triagem - Utilização / Regularização |
|
Triagem - Venda Direta Lago Azul |
Triagem - Venda Direta Lago Azul |
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Triagem Ampla |
Triagem de todos os serviços disponíveis no SPUnet |
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Triagem Geral |
Triagem Geral |
|
Triagem Requerimento Genérico |
Triagem Requerimento Genérico |
R.: Acesse a página da SPU com as informações e orientações de acesso ao SPUnet.
Durante execução do procedimento contido no link, ressalta-se necessidade de selecionar no campo “Perfil” a opção “Administrador de Módulo por Unidade”, referente ao(s) módulo(s) sob sua gestão. Por meio desse perfil, o responsável pela Unidade concede e aprova pedidos de acesso de membros de sua equipe ao SPUnet, nos módulos em que possui o perfil citado.
As confirmações de segurança para cadastrar usuário no perfil de “Administrador de Módulo por Unidade” são realizadas por meio da SPU-UF correspondente ao Estado da Unidade solicitante. Envie e-mail ao Superintendente da SPU-UF de seu Estado, com cópia simples do documento de identificação pessoal e do ato de nomeação ao cargo de chefia para aprovação de seu cadastro. Lista dos contatos nas superintendências disponível na página da SPU.
R.: O(A) interessado(a) deverá acessar as orientações de acesso ao SPUnet disponíveis na página da SPU sobre ativação de usuários (primeiro acesso). Em síntese, o primeiro acesso depende de acessar https://acessosmp.economia.gov.br, na aba “POR ONDE COMEÇAR”, e clicar em “Solicitar Cadastro e Primeiro Acesso”. Esse procedimento é indispensável para definir os perfis que o(a) usuário(a) terá para operar a Plataforma.
R.: A cada novo módulo ou funcionalidade implementada, será necessário conceder perfis correlatos de acesso aos usuários que realizam atividades na Plataforma, conforme competências e atribuições de cada membro da equipe. Assim, interessados deverão acessar as orientações de acesso ao SPUnet disponíveis na página da SPU sobre solicitar novas permissões.
R.: A autorização de solicitação de perfil de acesso é realizada pelo responsável da Unidade Gestora (SPU-UF, Órgão ou Entidade da APF), com perfil de “Administrador de Módulo por Unidade” no sistema e no módulo sob sua gestão. O procedimento está disponível na página da SPU.
Esse procedimento confere confiabilidade e cumprimento normativo, vez que os acessos ao SPUnet serão concedidos apenas a usuários que têm competência e atribuição para operar na Plataforma.
R.: Consultar a Superintendência do Patrimônio da União no seu Estado. Lista de contatos nas superintendências disponível na página da SPU.
O e-mail spunet-gestao@economia.gov.br pode ser usado para contatos sobre erros, dificuldades ou falhas de segurança no SPUnet.
R.: Na tela principal do SPUnet constam INFORMES gerais emitidos pela SPU, muito úteis para usuários da plataforma realizarem as operações necessárias.